Indagações sobre o currículo -análise do texto
Análise do texto
A palavra currículo de uma certa forma, parece ser familiar a todos que fazem parte da rede de educação,mas na verdade ela é composta por diferentes concepções.
Quando se utiliza uma organização seja ela relacionada a escolas ou não,utilizamos a palavra currículo. Surge então o currículo oculto que envolve toda uma rotina escolar.
Segundo o autor o currículo é o coração da escola, por isso que os profissionais têm como obrigação a participar da elaboração desses currículos.
Além dessa elaboração, a escola precisa preparar-se bem para socializar os conhecimentos escolares e facilitar os estudantes a outros saberes.
Surge então o conhecimento escolar, que têm como objetivo proporcionar um ambiente aos alunos com assuntos referentes ao presente,com a intenção de formamos sujeitos autônomos,críticos e criativos. Mas antes de se tornarem conhecimento escolar, esses conhecimentos passam por uma descontextualização e depois por um processo de recontextualização. Porém essa descontextualização desfavorece um ensino, mas reflexivo e uma aprendizagem mais significativa.
Ou seja, perde-se totalmente o foco, e os conteúdos acabam sendo relacionados a partir de uma seqüência.
Os conhecimentos escolares tem por sua vez a avaliação,ou seja, só se ensina o que será avaliado,mas nem todos são avaliados da mesma forma.
O autor fala muito em hierarquia, supervalorização de algumas disciplinas e a separação da teoria e prática e para ele é primordial uma orientação cultural no currículo.
Primeiramente precisamos entender a palavra cultura; No século XV temos a primeira definição de cultura “cultivo de terra e de animais para a mente humana”, no século XVIII “ um tipo nível de refinamento que as sociedades européias as caracterizaria como cultas”, já no século XX, a noção de cultura passa a incluir a cultura popular. O que muitas escolas acabam não aderindo esse assunto em seus currículos.
Cultura também se identifica como a