NUTRIÇÃO DIETÉTICA
Polyana Mota de Carvalho
Nutricionista Clínica / CRN9: 6746
Belo Horizonte
2013
INTRODUÇÃO
O adequado suporte nutricional ao longo da vida é fundamental, já que o organismo precisa de nutrientes particulares de forma a corresponder às diferentes necessidades dos estágios de desenvolvimento natural. As necessidades nutricionais devem ser atendidas através de uma alimentação balanceada em qualidade e quantidade. Em algumas fases da vida, as necessidades nutricionais encontram-se aumentadas, devido doenças ou estados fisiológicos próprios.
DIFERENTES CICLOS DA VIDA
Infância
As necessidades nutricionais em pediatria variam segundo a etapa de crescimento e o fornecimento de macro e micronutrientes deve cobrir adequadamente as demandas metabólicas da criança e do lactente1. Após o nascimento e durante a infância a nutrição adequada é fundamental para promover o crescimento adequado. A incorporação da avaliação e intervenção nutricional na assistência rotineira e sistemática do paciente pediátrico é um grande avanço na direção da conquista de um estado de saúde mais “permanente” para estes pacientes na vida adulta.
O conhecimento correto e atualizado sobre a alimentação da criança é essencial para orientação sobre sua nutrição. A alimentação saudável deve possibilitar crescimento e desenvolvimento adequados, otimizar o funcionamento de órgãos, sistemas e aparelhos e atuar na prevenção de doenças em curto e longo prazo. Para planejar a alimentação da criança é necessário considerar as limitações do organismo dos lactentes. Durante os primeiros meses de vida, o trato gastrointestinal, os rins, o fígado e o sistema imunológico encontram-se em fase de maturação. Por conseguinte, o sucesso das práticas alimentares depende de suprir a criança com alimentos de qualidade adequada e