Fibras Alimentares
FIBRAS ALIMENTARES
2014
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
FIBRAS ALIMENTARES
IPATINGA
2014
1. INTRODUÇÃO
As fibras alimentares formam um conjunto de substâncias derivadas de vegetais resistentes à ação das enzimas digestivas humanas. Podem ser classificadas em fibras solúveis e fibras insolúveis, de acordo com a solubilidade de seus componentes em água. A fibra alimentar nada mais é do que a parede celular dos vegetais, que não é digerida pelo organismo humano, por não possuir enzima específica. É geralmente um carboidrato – exceto a lignina – e atua com propriedades funcionais no organismo humano (OLIVEIRA; MARCHINI, 2008).
2. fibras solúveis
As fibras solúveis dissolvem-se em água, formando géis viscosos. Não são digeridas no intestino delgado e são facilmente fermentadas pela microflora do intestino grosso, servem de substrato para a microflora naturalmente presente no intestino, formam ácidos graxos de cadeia curta e regularizam o trânsito intestinal, tanto na constipação quanto na diarréia. Além disso, diminuem a absorção de glicose e colesterol são solúveis as pectinas, as gomas, a inulina e algumas hemicelulose. (OLIVEIRA; MARCHINI, 2008).
3. fibras insolúveis
Fibras insolúveis não são solúveis em água, portanto não formam géis, e sua fermentação é limitada. São insolúveis a lignina, celulose e algumas hemiceluloses. (OLIVEIRA; MARCHINI, 2008).
4. tipos de fibras alimentares e principais fontes
Segundo (OLIVEIRA; MARCHINI, 2008). A fibra é de grande relevância para a comunidade em geral, sendo facilmente encontrada em grãos como soja, aveia e em cascas dos alimentos em geral, que são:
Celulose: Frutas com cascas, farinha de trigo, farelos, sementes.
Características: Retém água nas fezes, aumenta o