assistente social
Usaremos como base o texto: Avós: velhas e novas figuras da família contemporânea, autoria da drª em serviço social, Maria Amalia Faller Vitale, esse texto é parte do Livro Familia-Redes, Laços e Politicas Publicas.
Análise sobre o papel dos avos na família e sociedade contemporânea.
Mesmo fazendo parte do universo social da velhice, os papéis dos avos nas famílias contemporâneas se apresentam de formas diferentes.
Nesse contexto devemos considerara além do universo social da velhice, temos que ter um olhar sócio-historico das novas composições familiares, as relações intergeracionais e de gênero.
As famílias contemporâneas se apesentam em diversos formatos: famílias monoparentais, famílias homoafetivas, famílias nucleares, dentre outras composições familiares, um ponto em comum entre as diversas composições familiares na contemporaneidade, é que as famílias também são unidades econômicas, que necessitam prover meios de sustento econômico. Historicamente essa responsabilidade pertencia ao homem, mas como as famílias em uma sociedade capitalista exigem maiores consumos e em contrapartida as ofertas de procura e demanda de empregos, se tornaram mais concorridas, e também após a mulher alcançar o direito de ir ao mercado de trabalho, essas responsabilidades atualmente não são mais apenas direcionadas somente ao homem, mas sim à mulher também. Com a ida da mulher para o mercado de trabalho, esta se viu obrigada a delegar os cuidados com os filhos a outras pessoas, algumas ou por opção ou pro necessidade, matriculam seus filhos em creches ou pagam para outro cuidarem deles, existem ainda algumas mulheres que delegam os cuidados de seus filhos aos avós.
Considerando ainda