nutrientes
O corpo humano deve ser frequentemente abastecido com energia para que ele possa realizar todas as suas funções. Assim como os níveis de treinos de esportistas e atletas aumentam, a energia necessária ao corpo também aumenta. Muitos sistemas do organismo podem prover energia necessária para qualquer atividade, desde que o indivíduo esteja consumindo os alimentos certos.
Muitas pessoas ativas recorrem aos suplementos de vitaminas e minerais com o pensamento de que irão ter mais energia, prevenir doenças e/ou se sentirem melhor, porém, nem sempre esse tipo de suplementação é necessário, desde que a alimentação seja variada e saudável.
Por isso neste capítulo, eu explico os Macronutrientes e Micronutrientes que você precisa ter em conta durante a criação de um cardápio.
Os alimentos-chave na dieta
Existem alguns alimentos tão saudáveis e tão essenciais que precisam entrar em qualquer tipo de dieta.
Eles podem ser usados em qualquer tipo de dieta (o que irá mudar é a quantidade indicada para cada objetivo) e, além de fornecerem energia, fornecem nutrientes como: antioxidantes, fibras, gorduras boas, carboidratos de baixo índice glicêmico e proteínas de alta qualidade.
Consuma-os diariamente!
Sugestões pré e pós treino
A maior dúvida dos atletas e dos professores/treinadores são as refeições pré e pós-treino.
Neste capítulo eu descrevo a combinação de alimentos, e você só precisará alterar a quantidade para as necessidades de cada pessoa.
O que comer nos intervalos
Ter sempre o que comer, nos intervalos das refeições, é muito importante.
Por isso dou a você sugestões de lanches para você carregar na bolsa, mochila, levar no carro, etc.
Dependendo do seu objetivo só vai precisar mudar a quantidade.
Inclui salgados, doces e bebidas!
A importância da hidratação
Reposição de líquidos é uma das práticas nutricionais mais importantes. Aproximadamente 60% do nosso peso corporal é água.