educação infantil
Este trabalho visa colaborar na reflexão sobre as diferenças raciais existentes, e de que modo convivemos com estas diferenças. O preconceito racial é o que mais se destaca dentre as diferenças, pois a disputa de pessoas que se julgam melhor pela sua cor já vem de décadas passadas. Só com a educação poderemos erradicar de vez com o preconceito racial, pois só ela esclarece que somos todos iguais como pessoas. No campo da educação, o analfabetismo, a repetência, a evasão escolar são consideravelmente mais acentuados para os negros, que muitas vezes sobrem preconceitos no ambiente escolar. Com tudo isso, percebemos que o preconceito é um dos problemas mais graves em todo o mundo, e que as pessoas precisam se conhecer melhor, independente de cor ou raça, sendo branco, preto, índio ou qualquer outro tipo, devemos respeitar e zelar pelo próximo.
Racismo é a convicção de que existe uma relação entre as características físicas hereditárias, como a cor da pele, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. Não se trata de uma teoria científica, mas de um conjunto de opiniões, além de tudo pouco coerentes, cuja principal função é alcançar a valorização, generalizada e definida, de diferenças biológicas entre os homens, reais ou imaginárias.
Justificativa
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores, possibilitando a criança identifica-las. Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores que estão presentes em todos os ambientes em que vive também compreendendo que a criança deve ter oportunidade de se apropriar da linguagem artística, descobrir e aprimorar suas capacidades e, ainda, compreender o significado sociocultural da arte.
PALAVRAS-CHAVE: racismo, escola, preconceito.