mapa conceitual do sistema nervoso central
1. Introdução
As aves são consideradas animais vertebrados, de sangue quente, coberto de plumas, são ovíparos e possuem um alto ritmo metabólico. Sua respiração varia de 40 a 50 vezes por minuto, sendo que as batidas de seu coração são normalmente 300 por minuto.
Possuem uma grande diversidade entre elas, entretanto, há determinadas características que as diferenciam dos demais vertebrados, sendo as principais a presença de penas para cobrir o corpo, a adaptação destes animais ao voo, e ainda em relação aos membros pélvicos, encontram-se vocacionados para andar, saltar ou nadar, de acordo com a adaptação ao meio.
Com relação à anatomia e a fisiologia, seu organismo é composto por nove sistemas interligados, consequentemente estando totalmente dependentes entre si, para seu funcionamento normal.
Desses nove sistemas, enfatizaremos apenas sistema esquelético, apresentando de forma minuciosa sua divisão, sua composição, bem como sua posição, e comparação com outras espécies.
2. Esqueleto
O esqueleto das aves é leve e compacto, e geralmente são compostos em torno de 150 ossos unidos entre si, que formam uma estrutura rígida, na qual estão inseridos os principais músculos.
Possuem duas funções básicas. Primeiramente serve como moldura e caixa para apoio dos músculos e suporte do corpo, além de proteger os órgãos. E a segunda função, é de servir de depósito de cálcio e fósforo, que são constantemente retirados pela corrente sanguínea para tomar parte em funções vitais e também na formação da casca do ovo. O cálcio e o fósforo correspondem a um terço do peso do esqueleto das aves, outra característica que as diferenciam dos mamíferos. Logo, as aves possuem um conteúdo de cálcio e fosfato muito maior do que nos ossos dos mamíferos, o que os torna mais suscetíveis a fraturas.
O esqueleto das aves em relação a outras espécies é muito mais leve, pois é formado por ossos esponjosos e por outros cheios de ar. Os ossos maiores estão