Eduardo
Sistema da Informação Turma: B
Teoria Geral da Administração: Abordagem Sistêmica
Rio Branco, Acre.10 de junho de 15
Abordagem Sistêmica
A curiosidade e a necessidade de se verificar a maneira pela qual eram estruturadas as organizações trouxeram contribuições significativas para a busca da eficiência. A fim de avaliar de que maneira os sistemas organizacionais e administrativos eram estruturados e quais mecanismos eram necessários para que funcionassem como o previsto, matemáticos e sociólogos encontraram um ponto comum na investigação de como as organizações funcionavam como sistemas.
O primeiro autor a desenvolver essas ideias foi Norbert Wiener. Matemático e um dos criadores dos mísseis dirigidos. A partir dai surgiu interesse em manipulação de informação. Em seus primeiros trabalhos com os computadores e neurologia levaram a estudar padrões de comportamento de controle que ele acreditava serem significativos. Wiener define cibernética como o estudo de regulação e controle em sistemas, com ênfase sobre a natureza do feedback. A cibernética trata dos métodos pelos quais os sistemas e seus subsistemas utilizam o seu próprio output para aferir o efeito e realizar os ajustamentos necessários. O processo fundamental de output, feedback e ajustamento é o tema central da cibernética.
Já Anthony Stafford Beer, transforma a cibernética em instrumento prático da Administração. Ele definiu a cibernética como a ciência da organização eficaz, sua tese fundamental postula que as organizações são como pessoas; têm um “cérebro” e um sistema nervoso central. Segundo Stafford, muitos dos problemas empresariais repousam na incompreensão clara de como seus sistemas funcionam. Assim, a raiz do problema está na maneira pela qual os sistemas se criam dentro das organizações.
CRITICA
Ulrich reclama que o conceito de sistemas como proposto por Kant é frequentemente