Nutrientes da agua
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
FERNANDA FERNANDES
RELATÓRIO AULA PRÁTICA: NUTRIENTES DA ÁGUA
PALMAS – TO
JANEIRO/2013
Introdução
As fontes de nitrogênio são várias nas águas naturais. Sua principal fonte de lançamento são os esgotos sanitários. Alguns efluentes industriais também contribuem para esse lançamento assim como a atmosfera através dos mecanismos de fixação biológica, fixação química, lavagens da atmosfera poluída pelas águas pluviais e por meio das áreas agrícolas, por meio do escoamento das águas pluviais pelos solos fertilizados.
O nitrogênio pode ser encontrado nas águas nas formas de nitrogênio orgânico e amoniacal (formas reduzidas) e nitrito e nitrato (formas oxidadas). Se for coletada uma amostra de água de um rio poluído e as análises demonstrarem predominância das formas reduzidas significa que o foco de poluição se encontra próximo e se prevalecer nitrito e nitrato, significa que as descargas de esgotos se encontram distantes.
Quando o nitrogênio é descarregado nas águas naturais conjuntamente com o fósforo e outros nutrientes presentes nos despejos, provocam o enriquecimento do meio tornando-o mais fértil possibilitando o crescimento em maior extensão dos seres vivos que os utilizam, especialmente as algas (eutrofização). O crescimento exagerado de populações de algas podem trazer prejuízos aos usos que se possam fazer dessas águas.
O nitrogênio amoniacal está presente sob duas formas dissolvidas: a amônia (NH3) e o íon amônio (NH4+), cujas proporções relativas variam com o pH. Sua forma mais tóxica é a não ionizada (NH3). O nitrito está normalmente presente no ambiente em concentrações traço, devido a sua rápida oxidação a nitrato por bactérias nitrificantes, é o composto intermediário da reação da nitrificação da amônia. O íon NO3- é o composto formado pela reação completa da nitrificação, ou seja, a oxidação da amônia pelas bactérias nitrificantes.