Água, um nutriente fundamental para a vida
Atualmente muito se preocupa com a escassez de água e sua disponibilidade no futuro, pois, além de ter inúmeras utilidades, ela é um nutriente fundamental para a vida.
Em uma criança, cerca de 80% de seu peso é composto de água. Já em um adulto, a água faz parte de 70%. Isto porque as crianças são até duas vezes mais ativas que os adultos, chegam a urinar proporcionalmente até duas vezes mais que um adulto e tem maior facilidade de gastar esta água presente no organismo. Á medida que envelhecemos esta quantidade de água tende a diminuir ainda mais. O idoso chega a ter 40 a 50% de água em seu peso. Além de beberem menos água, já que podemos perder o senso de sentir sede com o passar dos anos, há também a diminuição da função dos rins. Por isto, sempre ofereça água para uma criança e um idoso, garantindo uma boa hidratação.
Em pessoas obesas, a água pode chegar a até 25 a 30% do peso. Devemos nos atentar para tratamentos de emagrecimento feitos com remédios diuréticos, uma vez que estes só promovem a perda de água e não de gordura, podendo levar à morte se a reposição desta água não for feita adequadamente.
Além de hidratar, a água tem diversas funções no nosso organismo, como por exemplo, formação das lágrimas e lubrificação dos olhos, lubrificação também das articulações melhorando os movimentos, e é fundamental nos processos de digestão, respiração e formação de outros líquidos do organismo como o sangue.
Eliminamos a água através da urina, sendo que um adulto de 70 kg, urina cerca de 500 ml por dia, através do suor, chegando até a 600ml por dia e até na expiração, que é quando o ar sai pelas narinas. Num total, por dia, um adulto elimina cerca de 1,5 litro de água.
Recomenda-se que a média de ingestão diária de água por um adulto, seja de 1,5 a 3 litros. A sensação de sede já diminui em contato com a boca, mesmo que a água não seja lá absorvida. A maior absorção de água é no intestino e no estômago. Lembramos