A arte e sua relação com o espaço público
Resenha do texto ‘A arte e sua relação com o espaço público’
O conhecimento sobre a arte começa cedo, graças as aulas de educação artística desde de pequeno, o interessa pela arte, museus, eventos, vias públicas , teatro, cinema, televisão, enfim, tudo esta relacionado a arte, praticamente tudo ao alcance de todos, mas infelizmente não são todos que a apreciam e a compreendem.
Professores quem tem a função de ensinar o que é a arte ou como reconhecer a arte em toda a sociedade, é necessário muito conhecimento, conceitos, práticas e visões do que seja arte, desde a criação, a produção, a estética, finalização e compreensão de uma produção artística.
O que desperta o interesse na arte, não é aquilo que já conhecemos isto passa batido por nossa visão, mas sim aquilo que nos desperta curiosidade, nos causa estranhamento. Se não fosse desta maneira, artística como Salvador Dalí não ganharia reconhecimento.
Como professor, Agnaldo Farias apresenta formulações e alerta que este não é o único caminho para o conhecimento da arte, mas que ‘sempre será preciso deixar espaço para “outra leitura”.’ Ao analisar uma obra qualquer, é necessário tomar conhecimento do campo de referência teóricas utilizadas na abordagem dessa mesma obra e também saber a geneologia da obra.
Nos anos 1960, ouve uma ruptura de espaço e papel das artes visuais, da qual todos já estavam acostumados, inaugurando novos valores e práticas estéticas. Com a contemporaneidade, coloca-se em discussão o papel e o lugar da arte promovendo a sua saída dos espaços idealizados das instituições. A arte nos espaços públicos lida com a recuperação das relações entre o homem e o mundo, entre o sujeito e a cidade, tendo em vista os problemas que a área urbanística vem enfrentando e que afetam tais relações.
A produção moderna possui um diferencial pelo ‘fato de ela ter como principio chamar a atenção para o seus elementos constituitivos, sua importância enquanto corpo,