publicoeprivado
3342 palavras
14 páginas
out. ⁄ no.⁄ dez. l l , º 5 l 313-20313
Público e privado: contaminações, arte e arquitetura
Ou Satisfeita, Yolanda?1 marta vieira boga*
Resumo l Teatro da Vertigem, Arte/Cidade, Love’s House, Amnésias Topográficas configuram intervenções artísticas em espaços urbanos/arquitetônicos que permitem reconhecer uma relação de forte contaminação entre arte e arquitetura. Experiências singulares que aqui são aproximadas por constituírem uma natureza de arte que reinventa espaços. Usufurem dos espaços, ativando-os na mesma medida em que são ativados por eles.
Palavras-chave l Arte. Arquitetura. Público/privado
Title l Public and Private: Contaminations, Art and Architecture or Are you Satisfied, Yolanda?
Abstract l Vertigo Theatre, Art/City, Love’s House, Topographic Amnesias are artistic interventions in urban/architecture spaces allowing the identification of a relationship with a strong contamination between art and architecture. Unique experiences that are here approached because they are a kind of art that can re-invent spaces. They enjoy spaces, activate them in the same proportion they are activated by such spaces.
Keywords l Art. Architecture. Public / private
01 so paulo, 1994: livro de j
“Noite de sábado. A platéia já andou por corredores e salas de um hospital, viu e ouviu manifestações de dor e desamparo numa gradação do gemido ao uivo, da sinistra exposição de instrumentos cirúrgicos à da carne nua e pálida de corpos devastados pela doença. O público, de pé, acompanha o texto dito por um ator nu, gotejando sangue e suor, pendurado num paude-arara improvisado sobre a estrutura de uma cama de hospital. Uma senhora idosa se vira para outra e diz alto e bom som:
– Satisfeita, Yolanda?
Esse episódio, real, arranca gargalhadas de quem trabalha com teatro. A autora da antológica frase provavelmente gostaria de estar assistindo a alguma comédia de bulevar ou a um melodrama protagonizado por algum ator que ela conhecesse de televisão.