nutricionista
Cranberry: aliada no combate à infecção urinária
A Gazeta - ES - ES - A GAZETA - 22/01/2012
Benefício da fruta está em substância que impede a adesão de bactérias na parede da bexiga
A Gazeta
Suco de chanberry Daniella Zanotti dzanotti@redegazeta.com.br Ela não é tão fácil de achar nos supermercados do país, mas na forma de sucos está cada vez mais popular. A frutinha vermelha cranberry caiu nas graças dos médicos e está sendo indicada para pacientes que apresentam quadros de infecção urinária.
Os benefícios da fruta estariam na substância proantocianidina, que impede a adesão de bactérias na parede da bexiga - principalmente no que se refere à Escherichia coli, uma das principais causadoras das cistites.
Um trabalho da Cochrane Collaboration, rede dedicada à revisão de estudos na área da saúde, divulgado pela Universidade de Harvard, avaliou 10 pesquisas sobre o tema, com mais de mil participantes. Esse trabalho concluiu que o suco da fruta poderia diminuir a quantidade de infecções do trato urinário, principalmente em mulheres reincidentes.
O urologista Marcos Araújo diz que o tratamento convencional das infecções urinárias com antibióticos e anti-inflamatórios é indispensável, mas que a cranberry pode ser usada como um complemento para a prevenção dos episódios recorrentes.
"O suco, que também pode ser encontrado em cápsulas, pode ser indicado para tratamento profilático, ou seja, para prevenir a cistite e não para tratar a infecção urinária durante sua manifestação. A cranberry acidifica a urina, diminuindo a proliferação bacteriana", explica o médico.
A nutróloga Luciana Carneiro diz que, em geral, tem se indicado um copo de suco de cranberry pela manhã e outro copo à noite. "Mesmo o suco industrializado ou congelado contém antioxidantes e é indicado para prevenir infecções urinárias", afirma a médica.
Benefícios e cuidados
Cranberry (Oxicoco). O que é?
Uma planta nativa da América do Norte parecida