Resenha do filme tropa de elite
Cada Polícia Militar é independente de Estado para Estado e não tem, além de troca de informações, dependência entre si. Elas são subordinadas ao Governo de cada um dos Estados, embora a estrutura seja igual nos Estados, quanto a hierarquia e as divisões, em seus postos e graduações.
A maior diferença é mesmo em relação ao número de policiais que formam o efetivo de cada PM em cada Estado. Elas diferem em relação ao tamanho de cada Estado e, é claro, ao número de seus habitantes. Quanto maior a cidade, maior o número de policiais militares em trabalho.
Em todo o Brasil há cerca de 420 mil policiais militares. São Paulo, a maior cidade do país, tem o maior número de policiais militares em serviço, cerca de 110 mil no Estado.
A hierarquia das Polícias Militar do Brasil nos estados segue o mesmo padrão e é assim dividida:
Oficiais superiores
Coronel
Tenente-Coronel
Major
Oficial Intermediário
Capitão
Oficiais Subalternos
Primeiro Tenente
Segundo Tenente
Praça Especial
Aspirante-a-Oficial
Aluno-oficial ou Cadete (4ºAno)
Aluno-oficial ou Cadete (3ºAno)
Aluno-oficial ou Cadete (2ºAno)
Aluno-oficial ou Cadete (1ºAno)
Praças Graduados
Subtenente
Primeiro Sargento
Segundo Sargento
Terceiro Sargento
Praças
Cabo
Soldado 1ª Classe
Soldado 2ª Classe
As Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares são os mantenedores da ordem e da defesa, conforme reza a Lei Maior: “Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil” (art. 144, § 5º, CF). No Estado de São Paulo a Polícia Militar é integrada pelo Corpo de Bombeiros (art. 139, § 3º da Constituição do Estado de São Paulo).
As Forças Armadas, as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros Militares são instituições públicas organizadas com base na