NUTRICAO
São obtidas a partir de materiais flexíveis como papel, plástico, celofane e folha e alumínio.
O plástico: são fabricados com polímeros dos derivados do petróleo. O plástico flexível é fabricado com polímeros (macromoléculas) de etileno (polímero de baixa densidade) e recebe o nome de polietileno. PEBD.
É entra no grupo dos termoplásticos, que são plásticos que não sofrem alterações em sua estrutura química durante o aquecimento e após o resfriamento pode ser novamente moldado. E isso faz com que ele possa ser reciclado. Ex: Sacolas de supermercado e lojas, sacarias industriais (feijão, arroz, açúcar), embalagens de carne, hortaliças, biscoito e etc.
Vantagens: Excelente barreira contra umidade em produtos alimentícios protege contra o empedramento, endurecimento de pães, perda de crocância, oxidação, escurecimento de carnes, ‘’queima’’por congelamento.
Desvantagens: Não tem boa resistência á óleo, gordura e gases.
Reciclagem: Os plásticos flexíveis são materiais recicláveis. Quando descartado de forma erronia causa a poluição e demora anos para se decompor. Para evitar que isso ocorra existem as fabricas de reciclagem que recolhem este material para fazer novas embalagens e produtos, dessa forma diminuindo o impacto ambiental.
Celofane: O papel celofane original incolor é uma película de celulose regenerada, transparente, homogênea, não porosa, resistente, atóxica e biodegradável, pois se deriva do processamento da celulose de madeira com o XENTATO DE CELULOSE com uma solução diluída de hidróxido de sódio até originar uma substância viscosa, em seguida esse corpo viscoso é extrudado em forma de chapa e imerso em banho ácido para regenerar a celulose.
Vantagens:
-constitui ótima barreira de gases
-é resistente à gorduras e óleos
-demonstra ótima transparência e facilidade de impressão.
Desvantagens:
-é péssima barreira contra umidade
-não pode ser fechado a quente
Alumínio nas embalagens - O alumínio é usado extensivamente