Homo Volens
Distingui-se o homem do animal irracional na sua percepção, pois no homem existe certamente um apetite sensitivo, um conhecimento intelectivo,universal, abstrato.
VONTADE
O estudo da vontade nos fez constatar que ela caracteriza o homemessencialmente: o homem é decididamente um Homo Volens. Ele se distingue dos outros seres, sobretudo porque é dotado de vontade. São-lhe tributados elogios e infligidos castigos porque as suas ações são guiadas edeterminadas pelo seu querer.
O homem de vontade é aquele homem decidido, livre e de caráter. Essas expressões são usadas para designar um ideal de homem. Não podemos dizer que o homem é sósomaticidade, só vida, só inteligência; ele é muito mais do que ele mesmo pensa de si. Ele está além. É homem dotado de vontade.
A nossa vontade não está nunca contente com o que realizou ou adquiriu. Existe nela um impulso potente para autronscender-se que não se aplaca nunca. Continua aescolher e a descartar, a fazer e a abandonar. Dilatar-se sobre todas as coisas e sobre todos os projetos realizados, com uma soberania ilimitada.
Para estudar a vontade humana será necessário investigar assuntos que, devidamente associados, lançarão luz sobre a questão da vontade. Questões universais como a liberdade, as soluções para ela, a sua existência e natureza, e a questão do amor serão tratados neste contexto para a nossa proposição final.
As ações do homem nascem de suas decisões. Ele estuda porque quer estudar, ama porque quer amar, e assim por diante. Esse querer, essa capacidade de auto-determinação, caracteriza o homem tão profunda e especificamente quanto o conhecer, o falar, o trabalhar. Estudiosos vêem no querer a verdadeira característica especifica do homem.
A VONTADE DO HOMEM
Qual a verdadeira natureza da vontade humana?
A vontade do homem possui propriedades [humanidade, inconstância, transcendência, etc] dentre as quais a liberdade é a mais importante, isto porque ela exige para si certa autonomia, pois