Dimesões corporeas

4867 palavras 20 páginas
Dimensão Corpórea do Homem
Quando pensamos no ser humano não conseguimos imaginar somente o corpo ou apenas a alma, imaginamos o conjunto todo. O corpo todo em si. A importância do corpo pra o homem é fundamental para sua existência, pois sem ele, o homem perde a sua identidade. Isso começa nos tempos primórdios da existência humana. A seguir falaremos sobre a evolução do corpo até chegar atualmente, para depois podermos refletir e discutir filosoficamente a dimensão corpórea.
O corpo é uma questão particularmente apropriada para a análise antropológica porque pertence por si só à tensão de identidade do homem. Sem o corpo, que lhe proporciona um rosto, o homem não existiria. Viver consiste em reduzir continuamente o mundo ao corpo, através do simbólico que ele encarna. A existência do homem é corporal. Traça um panorama muito detalhado de como a noção de corpo surgiu e foi se modificando historicamente (LE BRETON, 2008, p.7)1

A teoria de Darwin afirma que nós e os macacos temos um ancestral comum. Ele acreditava que o homem foi se adaptando pela seleção natural, o mais forte foi aniquilando o mais forte e com o decorrer dos anos, fomos evoluindo corporeamente até chegar no Homo sapiens sapiens.
Australopithecus é o nome de um dos mais antigos ancestrais do homem. Esse gênero de hominídeo extinto se dividia também em diversas espécies como: Australopithecus africanus, Australopithecus anamensis, Australopithecus bahrelghazali, Australopithecus afarensis, Australopithecus aethiopicus, Australopithecus robustus, Australopithecus boisei e o Australopithecus garhi. Todos com o nome fazendo algum tipo de relação com o local onde os primeiros fósseis da espécie foram encontrados. Esses hominídeos se distribuíam geograficamente pela parte oriental da África, do Norte da Etiópia à África do Sul. O significado do nome Australopithecus é ‘macaco do sul’, porque foi no sul da África que o primeiro fóssil desse gênero foi encontrado1.
Esse hominídeo apareceu no

Relacionados

  • Gffffdsfssss
    7818 palavras | 32 páginas
  • biologia de comportamentos
    78128 palavras | 313 páginas
  • Educação como prática da liberdade
    40020 palavras | 161 páginas