projeto fundação MGI
Nome (s) do (s) autor (es):
Beatriz Franco 4ºPP, Elaine Siqueira 4ºPP, Giulia Marcelo 5ºPP, Leonardo Roberto 5ºPP.
Disciplina – Professor: Projeto Integrador V – Lia Leal
Resumo
Esse artigo apresenta brevemente o papel do Merchandising no composto da comunicação e sua importância emocional no Ponto de Venda (PDV) no processo decisório de compra do consumidor, a ser desenvolvido na disciplina de Projeto Integrador do módulo V. Para este artigo, será desenvolvido o tema em questão, objetivos do estudo, suportes teóricos baseados em algumas obras, tais como de Regina Blessa (2005), Joaquim Caldeira da Silva (1990), outros autores importantes e, as considerações finais as quais chegamos.
Palavras-chave: Merchandising; Emocional; Ponto de Venda (PDV); Consumidor.
Introdução
A prática de ações e Merchandising no PDV cresce cada vez mais a cada ano que passa. O uso dessas ferramentas indica uma grande eficiência nos planejamentos de campanha, levando em consideração que o consumidor quer cada vez mais opções claras e praticidade na escolha de uma marca, de um produto ou de seus consumos diários. Outro ponto relevante também a ser analisado, é a importância do desenvolvimento de campanhas que despertam os sentidos do consumidor no PDV. Com essa breve contextualização, abordam-se estratégias muito interessantes de uma mídia poderosa e decisiva na hora da compra a ser incluída no plano de comunicação.
“O merchandising define-se como qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda, que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com propósito de motivar e influenciar as decisões de compras dos consumidores” (BLESSA, 2006, p.11). Diante desta situação, centraliza-se na seguinte problemática: Qual a importância da temática emocional no PDV em relação ao processo decisório de compra do