Martin Buber
Do seguimento da leitura do texto ‘’Eu e Tu’’ de Martin Buber, este primeiro comentário centra-se na atitude de Buber em relação a natureza e a dualidade da atitude do homem. A escolha deste tema recai na visão do autor sobre a natureza, apontando uma autêntica união entre o ser humano e a natureza.
Para o autor o ser humano é um ser de dois tipos de atitudes: EU-TU e EU-ISSO. O pensamento de Buber, baseia-se na diferença, entre estes dois tipos de atitudes, este não é um processo de oposição, são os dois necessários.
Uma palavra-princípio é o par EU-TU. A outra é o par EU-ISSO no qual, sem que seja alterada a palavra-princípio pode permutar ISSO por ELE ou ELA. Deste modo, o EU do homem é também duplo.
O mais inspirador para o autor é o EU-TU, não prescindindo do EU-ISSO. O EU-ISSO, é uma relação mais perdurável e eficaz, transferindo ao homem uma sensação de segurança. O EU diz a palavra ISSO e torna-se no sujeito do conhecimento, um sujeito que vive experiências. O Eu controla todos os objetos estudáveis no mundo, não existe mutualidade nem resposta, existe um único sentido