Estudos contemporâneos sobre atendimento total
1. INTRODUÇÃO
Pode-se dizer que o cliente é a “alma do negócio”, já que na realidade quem é o responsável pelo sucesso ou fracasso de uma empresa é o cliente, pois nenhuma organização consegue se manter sem eles.
O mercado está cada vez mais competitivo e os clientes cada vez mais exigentes, tanto em qualidade de produto ou serviço, como no atendimento.
Com o crescimento econômico, e a facilidade para adquirir novos produtos, é muito difícil conquistar a fidelização do cliente, por esse motivo as empresas buscam diferenciais, que possibilitem uma vantagem, competitiva comercial perante o mercado.
O atendimento prestado ao consumidor é fundamental para formar a visão que o cliente tem sobre a empresa. Um bom atendimento gera uma boa impressão aos olhos do consumidor.
A satisfação de um cliente é o resultado desejado pelas empresas, e para que tal satisfação ocorra é essencial ter profissionais treinados e motivados, pois quando um funcionário não tem motivação, seu atendimento não será qualificado, e muitas vezes deixa transparecer o seu descontentamento.
A qualidade do atendimento é fundamental para desenvolver e manter um diálogo entre vendedor/empresa e cliente, compreender seus anseios e atender suas exigências e necessidades.
Este é o desafio do presente estudo. Apontar os pontos que fazem a diferença no atendimento – fidelização de clientes, analisar em que medida o atendimento à clientes será visto (identificado) como processo-chave de desenvolvimento/ crescimento econômico empresarial.
Tem como finalidade ajudar a compreender a forma como as empresas priorizam seus clientes e de que maneira é feito o investimento no atendimento que possui qualidade, demonstrando tanto para as empresas quanto para os clientes que é possível estabelecer um vínculo entre eles, de maneira a melhorar os principais pontos.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Nesta seção será apresentado o desenvolvimento da teoria acerca do tema.