Serviço social
Situação política/História do País 4
Desenvolvimento econômico 6
Saúde Pública 8
Saúde privada 10
Saúde Mental 10
Saúde Infantil/Mortalidade infantil 12
Existência de pragas/doenças infectologicas 14
Profissionais da saúde/profissionalização 15
Conclusão 17
Referências.................................................................................................................18
Introdução
Esta pesquisa utiliza-se do estudo sobre políticas públicas, na Venezuela, mais especificamente na área da saúde, onde serão abordados temas atuais no que se refere a este tema, juntamente com os principais avanços, e a estruturação deste segmento, apartir da concepsão política-histórica deste País subdesenvolvido, no polo econômico do Mercosul, onde a partir da exploração do petróleo, viabiliza-se o financiamento público das políticas sociais.
Situação política/História do País
Em agosto de 1498 Cristóvão Colombo ancorou na Ilha Trinidade e, na sua terceira viagem às costas, nomeou-a de Pequena Veneza, pelo parecido das moradas dos aborígenes com os canais da cidade italiana.
No ano 1527 fundou-se Santa Ana de Corro, a primeira capital do território e que por doação real foi posse da família Welser dos anos de 1528 à 1556. A primeira atividade econômica foi a produção agrícola, especialmente o cacau, muito apreciado na Europa.
Santiago de León de Caracas, fundada por Diego de Losada o 25 de julho de 1567, em um vale habitado pelos índios caracas, consituiu-se como capital no ano de 1577 ao instalar o governador João Pimentel. Dez anos após a sua fundação, Caracas já era um importante centro administrativo, militar e religioso, com uma grande projeção comercial.
No ano de 1643, os holandeses apoderaram-se de Curaçau e controlaram, desde a ilha, o comércio do cacau. Por outro lado, entre 1749 e 1781 a real Companhia Guipuzcoana de Caracas conseguiu o monopólio na comercialização dos produtos da Venezuela, originando os primeiros