o homem um ser de vontade e liberdade
UNIDADE 10
O SER HUMAMO É UM SER DE VONTADE (HOMO
VOLENS)
OBJETIVO DA UNIDADE: Proporcionar a reflexão acerca da vontade e da liberdade humana e suas implicações na vida social.
As ações do homem nascem de suas decisões. Ele estuda porque quer estudar, ama porque quer amar, e assim por diante. Esse querer, essa capacidade de autodeterminação, caracteriza o homem tão profunda e especificamente quanto o conhecer, o falar, o trabalhar. Tudo isto supõe, de modo fundamental a liberdade. Por isso, falar da vontade humana é falar também e principalmente, da liberdade humana. Em nossa reflexão sobre a vontade vamos inicialmente falar da liberdade, depois dos instintos, e depois do destino.
Estas são algumas das implicações da vontade e, pode-se dizer, que é pré-requisito fundamental para o exercício da vontade. Segundo o Dicionário de Filosofia, em sentido geral, o termo liberdade é a condição daquele que é livre; capacidade de agir por si próprio; autodeterminação; independência; autonomia.
10.1 Conotações da liberdade21
“O homem livre é senhor da sua vontade e escravo somente da sua consciência”
Aristóteles
No sentido político, a liberdade civil ou individual é o exercício de sua cidadania dentro dos limites da lei e respeitando os direitos dos outros. "A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro" (Spencer).
Em um sentido ético, trata-se do direito de escolha pelo indivíduo de seu modo de agir, independentemente de qualquer determinação externa. "A liberdade consiste unicamente em que, ao afirmar ou negar, realizar ou enviar o que o entendimento nos prescreve, agimos de modo a sentir que, em nenhum momento, qualquer força exterior nos constrange" (Descartes). A liberdade de pensamento, em seu sentido estrito, é inalienável, inquestionável. Reivindicar a
21
Texto de Orson Camargo, Colaborador Brasil Escola. Você pode encontrar maiores referências em: