Homo volens
Sincretismo: resultado da fusão de elementos de diferentes origens. Síntese de duas ou mais culturas, de origens diferentes, dando origem ao uma nova cultura.
Sincretismo religioso: fusão de nomes de divindades de diferentes religiões, dando origem a um novo nome desta mesma divindade, em uma nova religião. http://www.slideshare.net/wellroque/sincretismo-religioso, acessado em 28/09 de 2012 ás 9hs e 2 minutos. timologicamente esta palavra é de origem grega e significa fusão de doutrinas de diversas origens, tanto nas esferas das crenças religiosas quanto nas filosóficas. Neste contexto o sincretismo ganha a definição de influências exercidas por uma religião na prática de outra religião ou a fusão de concepções religiosas diferentes.
Sabe-se que no Brasil o sincretismo é bastante comum, isto se dá, sobretudo, devido ao fato de que em nosso país as crenças das religiões tradicionais africanas sempre buscaram adaptar-se aos rituais da fé Católica. Não se esgotam aqui os exemplos de sincretismo religioso, o que se pretende mostrar é que a relação entre as religiões africanas e o catolicismo são exemplos claros do que se denomina sincretismo religioso.
Neste contexto, vale citar um dos maiores fenômenos que serve como exemplo de sincretismo religioso, isto é, a fusão de religiões. A lavagem do adro da Igreja do Bonfim, na capital baiana, reúne adeptos do catolicismo e do candomblé, visando cultuar às principais divindades de suas crenças, como Jesus Cristo e Oxalá. Este é um momento em que as duas religiões se unem, para juntas cantarem e prestarem suas homenagens às suas respectivas divindades. Neste dia, os fiéis se vestem de branco, que é a cor de Oxalá, as mulheres trajam-se de baianas usando vestidos, braceletes e turbantes no pescoço, portando vasos com a água perfumada na cabeça, que será derramada nos degraus da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, e além disso, serve para, ao longo do trajeto, ungir os participantes da festa,