Nutricao
Deve-se ressaltar ainda o recente e acelerado avanço que se observa no campo da Engenharia Genética e da Biologia Molecular, com suas implicações tanto na perspectiva da ocorrência como da terapêutica de muitos agravos. Desse modo, surgiram vários modelos de explicação e compreensão da saúde, da doença e do processo saúde-doenca, como o modelo epidemiológico baseado nos três componentes – agente hospedeiro e meio -, considerados como fatores causais, que evolui para modelos mais abrangentes, como o do campo de saúde, com o envolvimento do ambiente (Não apenas o ambiente físico), estilo de vida, biologia humana e sistema- serviço de saúde, uma permanente inter-relação e interpendencia. Daí se dizer que há uma “produção social da saúde ou da doença”. Em ultima instancia como diz Breilh, “o processo saúde-doenca constitui uma expressão particular do processo geral da vida social”.
Além do que, há diferenças de possibilidades entre eles de “produzir condições para sua saúde” e ter acesso aos cuidados no estado da doença. Estabelecida essas preliminares concentuais e diretivas em relação a saúde e doença, ao seu processo de determinação e ao sistema e serviço de saúde e seu objeto de ação , ou seja , as bases concentuais de referencia , passaremos a discussão e analise do modelo de atenção SILOS/Distritos Sanitários.
O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e é consequência dos mesmos fatores. De acordo com esse conceito, a