Filo echinodermata
Os equinodermos constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto calcário muitas vezes provido de espinhos salientes, que justificam o nome zoológico do grupo.
Embora não seja uma coluna vertebral, ele é importante na sustentação do corpo, pois é bem desenvolvido e resistente. Entre os equinodermos estão as estrelas-do-mar, os pepinos-do-mar, os lírios-do-mar e os ouriços-do-mar, entre outros.
O tamanho dos equinodermos varia bastante; o diâmetro da estrela-do-mar, por exemplo, medido de uma ponta a outra de seus braços, pode ser de alguns centímetros a até um metro, dependendo da espécie.
CARACTERÍSTICAS
Corpo com espinhos.
Sem cabeça.
Endoesqueleto calcário.
Sem metameria.
Triblásticos.
Celomados (celoma enterocélico).
Deuterostômios.
Exclusivamente marinhos.
Vida livre, predadores ou detritívoros.
Simetria bilateral (larva) e formato pentarradial (adultos).
CLASSES
ASTEROIDEA
Animais bentônicos (que vivem somente no fundo d’água), apresentando movimentos discretos dos braços ou deslocando-se mesmo sem mexê-los, apenas com expansões e retrações dos pés ambulacrários, que formam fileiras, aos pares, na face inferior de cada braço. Possuem manchas ocelares (órgãos visuais) nas extremidades braços. Carnívoros. Devoram ostras e ouriços-do-mar. Para tanto, costumam everter o próprio estômago sobre a vítima. Depois de digerir parcialmente o alimento, o estômago é recolhido ao interior do corpo. Número de braços variável de acordo com a espécie.
Estrelas-do-mar
HOLOTHUROIDEA
Possui corpo alongado, mais ou menos cilíndrico, mole, com alguns pequenos tentáculos — brânquias — ramificados ao redor da boca. Vivem no meio das rochas ou sobre a areia no fundo do mar, mas não muito longe da costa, em pequenas profundidades.
Pepinos-do-mar.
OPHIUROIDEA
Equinodermos livres, corpo achatado em forma moeda com cinco tentáculos serpentiformes muito móveis.
Serpentes-do-mar
CRINOIDEA
Animais