Filo Echinodermata
FILO ECHINODERMATA
FILO MOLLUSCA
NOME: WESLEN QUEIROZ DE ALCANTARA
CURSO: ZOOTECNIA
SEMESTRE: 1º
Filo Echinodermata
O nome do grupo é derivado de duas palavras gregas:
Echinos - que significa espinho;
Derma - que significa pele.
Que se refere às projeções em forma de espinhos ou tubérculos presentes na superfície do corpo. O filo Echinodermata é constituído por cerca de 7.000 espécies distribuídas em cinco classes:
Classes
Características
Exemplos
Echinoidea
Corpo quase esférico, com espinhos grandes e móveis (ouriços), ou achatado, com espinhos curtos e fixos (bolachas-do-mar)
Ouriços-do-mar,
Bolachas-do-mar ou corrupios.
Asteroidea
Corpo estrelado, com cinco ou mais braços; espinhos pequenos e fixos
Estrelas-do-mar
Crinoidea
Corpo estrelado, com braços ramificados; sem espinhos
Lírios-do-mar
Holothuroidea
Corpo cilíndrico e sem espinhos; ausência de braços
Pepinos-do-mar
Holothuroidea
Corpo estrelado, com disco central bem delimitado; espinhos curtos ou longos situados nos braços
Serpentes-do-mar
Embriologicamente, os animais equinodermos se assemelham muito com os do Filo Chordata, pois têm um Celoma verdadeiro, e por serem deuterostômios (o orifício embrionário chamado blastóporo origina o ânus).
Sistema digestivo: É completo, isto é, após a boca seguem-se o esôfago, estômago, intestino e ânus. Nos ouriços-do-mar a face oral (inferior) possui a boca, uma estrutura raspadora dotada de cinco dentes, chamada lanterna-de-Aristóteles. Essa estrutura é responsável pela obtenção do alimento e pela corrosão da rocha que o animal se instala. Na face oposta, a aboral (superior), fica o ânus.
Anatomia do ouriço-do-mar
A estrela-do-mar alimenta-se principalmente de pequenos moluscos, como mariscos. Com os seus pequenos pés, a estrela-do-mar força a abertura das conchas das ostras, em seguida vira o seu próprio estômago do avesso e lança um suco digestivo dentro das conchas. Depois, é só engolir a massa, isto é,