zoologia filo molusca e echinodermata
FILO MOLUSCA
FILO ECHINODERMATA
Equipe: Deborah Sampaio Jordanna Cassundé Maisa Shirley
03, Outubro, Crato 2014.
TAXONOMIA/SISTEMÁTICA E AQUISIÇÕES EVOLUTIVAS
O filo Echinodermata é constituído por cerca de 7.000 espécies recentes distribuídas em seis classes: Crinoidea, Asteroidea, Ophiuroidea, Echinoidea, Holothuroideae Concentricycloidea.
São bentônicos, epi ou infaunais em substratos não consolidados. Vivem também sobre substratos consolidados, em cavidades ou em fendas de rocha, ou ainda, em espaços sob as mesmas. Podem também ser epizóicos, epialgais, associados com esponjas, algas calcárias, gorgônias, corais, etc. São importantes elementos dos bentos marinho, desempenhando um papel fundamental na caracterização das comunidades bentônicas e ativa participação nas relações tróficas.
Alguns animais marinhos são predadores especialistas de equinodermos como moluscos da família Cassidae. Estudando a predação de Cassis tuberosa juvenil sobre Mellitaquinquiesperforata, concluíram que 79% dos ataques ocorreram na superfície oral, próximo a boca, possivelmente em função do maior retorno energético. Foi evidenciada também a presença de manchas escuras ao redor dos orifícios de predação, provavelmente resultado da reação do carbonato de cálcio presente na carapaça da presa e ácido sulfúrico liberado pelo predador.
ECHINODERMATA
O Filo Echinodermata compreende todos os animais marinhos invertebrados que são cobertos por espinhos, ou por um endoesqueleto calcário. Alguns exemplos são a estrela-do-mar, ouriço-do-mar, pepino-do-mar, etc. Os animais deste filo são bastante simples. Seu sistema nervoso é muito reduzido, não possuem qualquer tipo de órgão sensorial especializado, embora alguns tenham algumas células olfativas e tácteis. Em sua maioria, têm o corpo com simetria radial, ou seja, seu corpo é dividido em partes iguais que se juntam ao eixo central. Há