NR 33 Espaços Confinados
História
Devido ao elevado número de acidentes que estavam ocorrendo em trabalhos relacionados direta ou indiretamente com espaços confinados, o Brasil após 2006 decidiu criar a NR33 Norma Regulamentadora para procedimentos em espaços confinados. Anteriormente existia a NBR 14.787 que continha vários procedimentos para serviços em espaços confinados, o problema era que estes procedimentos não passavam de recomendações, e poucas empresas cumpriam e se interessavam por ela. Em 2006 foi criada a NR33 com peso de lei, adoptando vários procedimentos vindos da NBR 14.787 e acrescentando ainda mais alguns. Desde essa data tem vindo cada vez mais a preocupação das Empresas em fazer o treinamento de seus funcionários pois esta norma diz que todos os trabalhadores direta ou indiretamente ligados a actividade em espaços confinados precisam possuir pelo menos o curso de 16 horas, treinamento de entrada. Este mesmo curso precisa ser renovado a cada 12 meses.
Infelizmente ainda ocorrem muitos acidentes relacionados a esta atividade, alguns devido a empresas onshore que não respeitam a NR33 devido a falta de fiscalização, outros porque as pessoas fazem o curso mas não colocam em prática aquilo que aprenderam em sala de aula e ainda existem também aquelas empresas que não respeitam os procedimentos internos de segurança e insistem em fazer os trabalhos de forma precária por vezes para ganhar tempo, esquecendo se das vidas que ficam em risco.
Este é um treinamento importante, pois este tipo de trabalhos envolve muitos riscos: projeto, acesso e atmosfera. Quando falo de projeto me refiro ao que se destina o espaço, por exemplo um tanque de combustível, tanque de lastro ou mesmo uma cisterna. Pudemos reparar que todos estes espaços foram projetados para uma função, e essa não é permanência humana continua, ao contrário por exemplo de um ónibus, casa, loja, etc... O segundo problema é a dificuldade no acesso, se