Nr-29 – norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho portuário
NR-29 – NORMA REGULAMENTADORA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO PORTUÁRIO
GIOVANE SARZI MORAES - Nº 09
TURMA - IX
OSASCO, 2012
Fotos e definições dos seguintes assuntos:
Ancoradouro, Docas, Cais, Píer e Quebra-Mar.
1. Ancoradouro:
Um ancoradouro, embarcadouro ou desembarcadouro é uma estrutura na costa de uma abra onde barcos podem atracar para carregar e descarregar carga ou passageiros. Pode incluir um ou mais atracadouros, molhes, armazéns ou outras instalações necessárias para o efeito.
(Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Ancoradouro.)
2. Docas:
Parte abrigada de um porto, dispondo de cais acostável, onde se podem recolher embarcações para fugir do mau tempo ou para carregar e descarregar mercadorias; construção situada no porto e destinada a armazenamento de mercadorias desembarcadas e a embarcar (mais usado no plural).
(Fonte: pt.wiktionary.org/wiki/doca.)
3. Cais:
Um cais é uma estrutura, ou região na beira da água com tais estruturas, na borda de uma abra ou de um porto onde navios podem atracar, ou aportar, para carregar ou descarregar carga. Tal estrutura inclui um ou mais atracadouros (local para amarras), e pode também incluir píeres, armazéns, ou outros equipamentos necessários para manipular os navios.
Um cais também é um nível mais alto, ou calçada, geralmente recoberto de pedras, ao longo de um rio ou canal, ou a avenida que passa ao longo dessas calçadas.
Um cais comumente compreende uma plataforma, fixa em estacas, frequentemente.
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cais.)
4. Pier:
Os píeres podem variar em tamanho e complexidade, uma simples e leve estrutura de madeira a grandes estruturas prolongadas por mais de um quilômetro no mar.
Píeres têm sido construídos para vários diferentes fins, e, porque estes diferentes propósitos têm distintas variações regionais, o termo píer tende a ter diferentes nuances de