Tratamento de esgoto doméstico rural, através de fossa séptica biodigestora
Da água disponível na terra, apenas 0,8 % pode ser utilizada facilmente para abastecimento público. Desta pequena fração de 0,8%, apenas 3% apresentam-se na forma de água superficial, de extração mais fácil. (SPERLING, 2005)
O Brasil destaca-se no panorama mundial pela ampla descarga de água doce dos seus rios, cuja produção hídrica, 177.900 m3 s-1 e mais 73.100 m3 s-1 da Amazônica internacional, representa 53% da produção de água doce do continente sul-americano (334mil m3 s-1) e 12% do total mundial (1488 milhões de m3 s-1). (REBOUÇAS, 2006)
De acordo com estimativas da ONU (2011) a população mundial chegou a 5 bilhões em 11 de julho de 1987, e atingiu a marca de 6 bilhões de pessoas em 1999. Agora, 12 anos depois, ela está estimada em 7 bilhões. O Brasil atualmente é o quinto país mais populoso, e contribui com a soma de 190.732.694 milhões de pessoas, o estado do Paraná com 10.439.601 milhões e São Miguel do Iguaçu com 25.602 habitantes. (IBGE 2011).
A diversificação dos usos dos recursos hídricos no Brasil depende, da concentração da população humana, do grau de desenvolvimento econômico regional e do vigor das atividades nas bacias hidrográficas. (TUNDISI, 2005)
A água tem as mais diversas finalidades, Sperling (2005) cita como sendo os principais: o abastecimento doméstico, abastecimento industrial, irrigação, dessedentação de animais, preservação da flora e fauna, recreação e lazer, criação de espécies, geração de energia elétrica, navegação, harmonia paisagística, diluição e transporte de despejos. No geral, somente as duas primeiras finalidades passam com certa freqüência por tratamento prévio da água.
O uso da água se faz em quase todas as ações do homem: manutenção da vida, higiene pessoal, combate a incêndios, irrigação de agriculturas, entre outras. A água é muito importante na promoção da qualidade de vida, particularmente através de atividades recreativas, esportes náuticos, navegação e