NR 12
NOME : Bárbara Sena
TURMA: TSST 15 DEFINIÇÃO E SINTOMAS
A maioria das pessoas que sofrem de stress sentem um desequilíbrio entre as partes mais importantes da vida. Mesmo sendo um fator psicológico o estress afeta e muito a saúde física do indivíduo.
É provocado por um desajuste em algum laço pessoal ou de trabalho,por problemas em relacionamentos ou pela presença da violência física ou psicológica na vida pessoal ou no local de trabalho.
DEFINIÇÃO :
O estresse é uma reação do organismo (física e mental) a um esforço extremo ou importante. Em geral o estresse ativa processos hormonais e nervosos baseado em um estado de alerta, o que explica o aumento do ritmo cardíaco e do estado de vigilância.
Os estímulos que desencadeiam uma reação de estresse no organismo são chamados de estressores.
Às vezes o estresse pode ser benéfico (como na preparação de uma prova ou como reação a uma situação de perigo,...) mas também pode infelizmente levar a uma situação desfavorável(estresse ruim), que pode desencadear em úlceras ou ainda diversos problemas psíquicos (fadiga, distúrbios do sono, depressão).
O estresse passa a ser prejudicial quando o organismo é exposto a estressores continuamente, impedindo relaxamento após a tensão.
SINTOMAS
Os sinais iniciais de estresse costumam aparecer em atividades do dia a dia. O que antes parecia simples passa a ser complicado.. Os principais sinais são :
Diminuição do rendimento, distrações
Insatisfação com tudo.
Insônia, sono agitado, pesadelos.
Irritabilidade, explosividade.
Diminuição da concentração e memória.
Coisas que davam prazer se tornam uma sobrecarga.
Uso de férias, feriados e finais de semana para colocar o serviço em dia, ao invés de relaxar e se divertir.
Ocupar cada vez mais tempo com trabalho e menos com lazer.
Diminuição de entusiasmo e prazer pelas