NR - 12
Curso: Engenharia Mecânica
Turma: EMC-19
Disciplina: Projeto de Fábrica & Layout
Acadêmico: Guiomar A. Borchardt
Data: 25 /09/2013
1ª questão: Identificar o tipo de processo de sua empresa, referenciando as características que o levaram a chegar nesta decisão.
A empresa que trabalho é de usinagem convencional, corte, dobra e solda. O processo que ocorre é por lotes ou bateladas, ela produz mais de um produto, tem bastante variedade na produção de peças e componentes. Além de prestar serviços de manutenção.
O arranjo físico é do tipo celular, os equipamentos são disponibilizados em áreas específicas, ou seja, setor de usinagem, setor de solda e setor de corte e dobra, sendo que conforme o produto vai sendo beneficiado, ele vai sendo deslocado entre os setores.
A empresa produz principalmente peças e alguns componentes completos para as multinacionais Netzsch Bombas e Sistemas, Netzsch Moagem & Dispersão e Andritz Separation localizadas na cidade de Pomerode.
A produção está ligada a venda de maquinário destas empresas, exemplificando: A
Netzsch Moagem & Dispersão vende um equipamento específico. Neste equipamento existem componentes fabricados por terceirizados, dali uma certa gama de componentes e produzido pela empresa na qual sou colaborador.
2ª questão: Apresentar um levantamento dos tipos de fluxograma já existentes e quais os fluxogramas necessários em relação ao seu
trabalho prático. Dividindo os respectivos fluxogramas por tipos, áreas ou segmentos escolhidos pela empresa.
Por ser uma empresa pequena, com apenas seis colaboradores e pouco tempo no mercado, ela está em expansão e não possui nenhum tipo de fluxograma. Em decorrência disto, confeccionei um fluxograma que resume o processo que acontece na empresa.
3ª questão: Identificar um equipamento ou setor que precise da adequação da NR-12.
Máquina: Torno convencional modelo L-2060 fabricante Clever
1- Botão de