Estudo de caso
Aqui é apresentado o estudo de caso objeto do presente trabalho e a proposta apresentada à empresa será exposta seguindo a metodologia de projeto de bancos de dados utilizada durante o estágio.
O principal motivo que a empresa teve para integrar os dados foi a possibilidade de relacionar as informações de diferentes fontes, e assim poder fornecer resultados com maior qualidade e maior consistência ao cliente final.
Outros motivos foram: Diminuir os problemas de redundância; Inserir um método para avaliar a consistência dos dados antes de inseri-los na base de dados; Criar um procedimento de preenchimento de falhas eficiente e confiável.
1.2) LEVANTAMENTO INICIAL
Esta fase teve como principais objetivos revelar como os dados meteorológicos são usados na empresa, identificar a procedência desses dados, determinar os sistemas e aplicações que utilizam estes dados e os usuários envolvidos. Em seguida foi feito um estudo de como a empresa gostaria de utilizar os dados.
Os dados meteorológicos são usados para geração de relatórios diários ou mensais de dados climáticos. Também são utilizados para a geração de gráficos de balanço hídrico, de épocas de semeadura e de fatores de risco climático.
A empresa utiliza fontes de dados provenientes das estações meteorológicas do SIMEPAR e IAPAR.
Os sistemas utilizados na empresa são independentes e distribuídos, possuindo assim suas particularidades. Os sistemas são os seguintes:
- BDA-IAPAR (Banco de Dados Agrometeorológico- IAPAR).
- BDA-Danilo (Banco de Dados Agrometeorológico-Danilo).
- SMA (Sistema de Monitoramento Agroclimático)
- CLIMA (Computação Lógica de Informação para Monitoramento Agroclimático).
- SRR (Sistema de Redução de Risco)
O passo seguinte foi modelar os esquemas conceituais locais de cada sistema e que fossem independentes de um SGBD específico.
1.3) ESCOLHA DO SGBD
A escolha de qual Sistema Gerenciamento de Banco de Dados seria utilizada no projeto