Noética
Sobre a Ciência Noética
Gostaria de compartilhar aqui um pouco sobre um assunto que vem ganhando espaço na mídia e gerando uma certa polêmica, que é a Ciência Noética. O livro O Símbolo Perdido, de Dan Brown - o mesmo autor do Código Da Vinci, vem trazendo a discussão à tona, pois nele o autor explora um pouco desta teoria através da personagem Katherine Solomon, que é uma cientista noética. Na trama a personagem pesquisa principalmente a importância da força do pensamento e o potencial que o cérebro humano possui. Em um dos experimentos narrados no livro, ela chega a medir "a alma".
..
O trecho abaixo está publicado na Wikipedia:
.
A Ciência Noética (do grego 'nous': mente) é um ramo da filosofia metafísica que trata do estudo da mente e da intuição, e sua relação com o intelecto divino. Entre seus objetivos principais podem-se citar o estudo de uma forma não-racional de conhecimento e como ela se relaciona com a razão. Compreende um estudo interdisciplinar da mente, da consciência e de diversos modos de conhecimento, com foco especial nos campos da ciência, saúde mente-corpo, psicologia (transpessoal, integral e tradicional), artes, ciências da cura (terapias holísticas), ciências sociais e espiritualidade. Na tradição ocidental, a teoria noética foi fortemente influenciada pelas teorias de filósofos como Platão e Aristóteles. Nos dicionários modernos, “noética” é geralmente definido como significando “intelecto”, enquanto noesis é traduzida como “insight”. Esta prática deriva de filósofos e teólogos medievais que usaram a palavra em latim intellectus - significando “intuição”. São Tomas de Aquino, desenvolveu uma teoria da inteligência em sua obra “De unitate intellectus” e “Summa Theologica” de um ponto de vista da filosofia cristã.
A ciência noética não deve ser confundida com Misticismo. O misticismo procura se conectar com o sobrenatural através da filosofia, fé e experiência religiosa. Já a noética é uma