A Ci Ncia No Tica
Com suas origens na Grécia Antiga, onde Nous significa mente ou inteligência, a Ciência Noética, é uma junção da filosofia e da ciência, que veio comprovar de maneira cientifica se existe vida após a morte, por meio dos estudos dos acontecimentos da mente; da consciência; do espírito, e a filosofia que estuda o ser humano em si, seus comportamentos, suas mudanças e a sua forma de pensar, da relação entre intuição e mente. Os filósofos que contribuíram muito para a ciência noética foram Platão e Aristóteles, segundo eles nous tinha relação com o divino para a busca do conhecimento, que seria o ponto mais alto onde a mente humana poderia chegar. Apesar de cientistas como Charles Darwin e Albert Einstein estudarem em cima da filosofia da ciência noética, foi o importante psicólogo William James que definiu os estados de insight (intuição), verdades profundas inalcançáveis pela mente, sendo revelações com importante significado, porém, incompreensíveis.
A noética também influenciou diversas doutrinas, uma delas foi a doutrina judaica, que utilizara diversas formas de pensamentos noéticos para descrever a gênesis. Aos primeiro filósofos do catolicismo, a filosofia noética se referia ao paraíso, ao plano espiritual.
O estudo da ciência noética atualmente, se deve ao astronauta Edgar Mitchell, que em uma de suas viagens ao espaço, teve a impressão de estar conectado a tudo, que a separação da consciência, do espírito e do corpo, estava ligado a tudo. Mitchell foi o pioneiro dos estudos da ciência noética, pois para ele todos os fatos, os eventos, os casos e coisas fazem parte de um mesmo ser, Mitchell então funda o Instituto para Ciências Noéticas, onde se busca explicações científicas para aquilo que os místicos já conhecem há milênios.