Ci ncia Pol tica
Disciplina: Ciência Política
Professor: Vinicius Soares de Campos Barros
Aluno: Victor Márcio de Lima Patriota
1. Primeiro estágio; 1.1 Disposições preliminares; 1.2 Ciência Política; 1.3 Introdução á política 2. O pensamento político grego; 3. O pensamento político medieval; 3.1 A vinculação da política á religião; 4. A política como categoria autônoma; 4.1 Maquiavel; 5. Introdução à ciência política, sobre três concepções; 5.1 Introdução á ciência política por Octaviano Nogueira 5.2 Introdução á ciência política: por Reinaldo Dias; 5.3 A ciência política: para uma definição; 6. Referências;
1 PRIMEIRO ESTÁGIO
1.1 Disposições preliminares Nesse primeiro estagio á uma introdução a politica sobre diversas concepções, tempos e lugares passando por a observação de Maquiavel, na importância da politica na formação do estado.
1.2 Ciência Política
“Mais do que em seu desenvolvimento histórico, o Estado é estudado em si mesmo, em suas estruturas, funções, elementos constitutivos, mecanismos, órgãos etc., como um sistema complexo considerado em si mesmo e nas relações com os demais sistemas contíguos. Convencionalmente, hoje, o imenso campo de investigação está dividido entre duas disciplinas até didaticamente distintas: a filosofia política e a ciência política.” (BOBBIO, 2007)
Ciência Política: Exerce uma função descritiva ou explicativa, pois trata a política como ela é. Trabalha com fatos, sendo assim empírica. Pode apresentar elementos prescritivos, pois, uma vez utilizando de dados empíricos pode, deles, partir para outras soluções. (...)
1.3 Introdução á política
Na conversa diária, usamos a palavra política de diversas formas que não se referem necessariamente a seu sentido fundamental. Assim, sugerimos a alguém que seja "mais político" na sua maneira de agir, ou nos referimos à "política" da empresa, da escola, da Igreja, enquanto formas de exercício e disputa do poder interno. Podemos falar ainda do caráter