Noções de direitos
De acordo com Adalberto Chiavenato organização é uma atividade básica de administração, serve para agrupar e estruturar todos os predeterminados. Como função administrativa a organização depende do planejamento, da direção e do controle.
Para formar o chamado processo administrativo, que é o encadeamento e interligação entre todas as funções administrativas, como todas elas interagem dinamicamente entre si e caracterizam uma estreita interdependência para compor o processo administrativo, a organização mantém estruturas relações com tudo o que já vimos a respeito do planejamento e com tudo o que veremos adiante a respeito da direção e do controle.
Por meio da organização a empresa reúne e entrega os seus recursos, define a estrutura de órgãos que deverão administrá-las, estabelece a divisão do trabalho por meio da diferenciação, proporciona os meios de coordenar as diferentes atividades pela integração, define os níveis de autoridade e de responsabilidade, e assim por diante. A organização representa no fundo todos àqueles meios que a empresa utiliza para pôr em prática o planejamento, a direção e o controle da ação empresarial para atingir os seus objetivos.
O papel da organização Administrativa
E alocar, arranjar, agrupar, reunir, dividir o trabalho, especializar, para que as atividades sejam executadas da melhor maneira possível. Serve para agrupar e estruturar todos os recursos da empresa - pessoas e equipamentos- para TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
ORGANIZAÇÃO
È a função administrativa que se incumbe do agrupamento das atividades necessárias para atingir os objetivos da empresa é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. “Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou