Noçoes de Direito
Pode-se definir sistema como um conjunto de partes que interagem de modo a atingir determinado fim, de acordo com um plano ou princípio; ou conjunto de procedimentos, doutrinas, idéias ou princípios, logicamente ordenados e coesos com intenção de descrever, explicar ou dirigir o funcionamento de um todo.1
Como este é um material de estudo específico, referente a uma área do conhecimento, não podemos deixar de iniciar com alguns conceitos interdisciplinares que representam um importante suporte profissional. São instrumentos que possibilitam a análise, investigação, e até mesmo a racionalização dos problemas que um sistema apresenta.
Refere-se ao sistema da seguinte área: Administração. Um conjunto de elementos, pressupostos, atributos, requisitos ou o que se entender por isso funcionando, produzindo atividade ou não.
Segundo alguns estudiosos, um sistema pode ser aberto ou fechado. É aberto se recebe influência externa e também oferece saída de elementos internos, ou seja, há troca entre ambientes, interno e externo. É fechado se não há comunicação alguma com o exterior.
Alguns entendem que o direito é um sistema aberto, pois sofre modificações pelas Emendas Constitucionais, que criam e extinguem direitos e obrigações, bem como por leis, medidas provisórias e regulamentos que constantemente alteram as regras do ordenamento jurídico, porém há críticos que entendem o oposto e argumentam que a Constituição Federal faz parte do sistema está dentro dele e não fora, por isso, o sistema é fechado e não aberto.
Assim, o que nos interessa no momento é entender que o Direito é um sistema. Um sistema construído dentro de outros sistemas2 e que por sua vez convive lado a lado com inúmeros sistemas3. (ver Figuras 1 e 2)
Da mesma maneira podemos visualizar a Administração de Empresas como um sistema, ou se preferir, como um subsistema de sistemas maiores como o Direito, a Economia, a Administração, dentre outros. Lógica, Argumentação,