noções de direito
O aumento de intensidade e rapidez no contexto empresarial, são factores de influência no comportamento e na variação dos resultados das empresas. As ameaças que comporta e as oportunidades que podem ser aproveitadas, são dois aspectos a considerar pelas empresas, embora não sejam estes os únicos. Deveremos ainda contemplar, as tendência e incertezas provenientes do contexto empresarial. A maioria das empresas prezam o contexto empresarial, poucas são as que o estudam detalhadamente, conferindo uma vigilância mais apertada a qualquer modificação significativa no negócio.
No contexto empresarial temos indigência de diferenciar entre o contexto geral e específico. No contexto geral podemos encontrar os factores mais genéricos, tais como os político-legislativos, económicos, socioculturais e tecnológicos, estes influenciam as empresas de forma idêntica. O contexto específico, com factores que afectam directamente o comportamento das empresas, reflectindo-se de forma diferente em cada uma. Estes factores são referentes aos concorrentes, clientes, fornecedores e produtos de uma empresa. Mas se sabemos que é tão importante avaliar estes factores e os temos segmentados, não deveriam as empresas avalia-los na sua totalidade?
Ao não avaliar estes elementos detalhadamente, ocasiona que as empresas permaneçam sempre dependentes dos acontecimentos, só depois destes sucederem, são tomadas as providências ou as acções necessárias. O tempo que decorre, entre a ocorrência dos acontecimentos e a implementação das acções pela empresa, comporta prejuízos desnecessários, que não se verificariam se fosse realizada a devida vigilância dos factores externos. E como diz o ditado depois de casa roubada, trancas na porta. Estando este conhecimento disponível, as empresas devem avaliar o comportamento destes factores de forma organizada, porque qualquer desvio pode provocar grande influencia nos negócios, ou seja nos objectivos