Noção de espaço
A construção da noção de espaço é um processo contínuo, no qual experiências são fundamentais e estágios cognitivos determinantes.
Este processo evolui a partir dos primeiros dias de vida até quando o adulto diz onde fica um determinado ponto de vista da cidade.
Procuramos por meio deste trabalho, demonstrar o que é o espaço, como se inicia essa construção e como ela evolui.
Vamos propor ainda, algumas atividades que podem explorar a construção desse conceito na escola, servindo como suporte para o preparo das crianças não só para o Ensino Fundamental, como também para o seu desenvolvimento como ser ativo, autônomo e participativo em práticas sociais.
O ESPAÇO
Para Einstein, o espaço é o palco no qual ocorrem todos os fenômenos. E isso, de fato é verdade, onde para cada indivíduo o palco é diferenciado, cheio de características, que se transformam em cada ponto de vista.
Colocamos então que cada criança percebe e vivencia o espaço de sua forma e isso vai acontecendo progressivamente, de acordo com suas experiências, estímulos e etapas do seu desenvolvimento.
INICIANDO O ESPAÇO: O PRIMEIRO CONTATO
Já nos primeiros dias de vida, o bebê tem seu primeiro contato com o espaço que o cerca. Inicialmente, ele precisa conhecer e entender as formas com ou sem movimento que aparecem na sua nova realidade, instigando seus sentidos. E isso acontece até mesmo por extinto. Em outras palavras, para ele, o espaço ao redor ainda está por se constituir.
Nesta fase inicial, o mais importante é o reconhecimento dos objetos e a sua forma de se relacionar com eles.
Uma vez que os espaços são infinitos, e no mundo de hoje não existem barreiras, ou seja, viajamos e mudamos de ambientes com facilidade, em um reduzido tempo, aumenta cada vez mais as exigências de noções para o reconhecimento do espaço, "O desafio é grande porque o espaço é algo contínuo, sem separações", como coloca Lino de Macedo, professor do Instituto de Psicologia da