Noção espaço-temporal
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ALUNOS: CLAUDIO LUCAS, CRISDENNER OLIVEIRA, EBERSON ANTONIO, FRANCISCO NOBRE, LUANNY JHANNYFFER, NIELPSON DIAS, VALDEMBERG RODRIGUES.
PROFESSOR: DANILO MORENO
DISCIPLINA: MOTRICIDADE HUMANA
Fortaleza, 05 de Abril de 2013.
Quando se trata de educação infantil estamos lhe dando com crianças com o baixo senso de espaço e tempo sendo um dos pontos mais importantes a se trabalhar afim de dar uma base sólida para outros aprendizados. É importante ter conhecimento do significado das ações das crianças e atuar de forma a utilizar o que está ao seu redor a favor do aprendizado e do conhecimento.
Orientar-se no espaço, significa ver-se e ver as coisas no espaço em relação a si próprio. É dirigir-se, avaliar os movimentos e adaptá-los no espaço. É principalmente estabilizar o espaço vivido e assim situar-se e agir correspondentemente. Essa mesma ideia pode ser usada com relação ao tempo. Analisando que o conhecimento ele não é somente predeterminado geneticamente e tampouco só pelo meio em que o indivíduo vive, mas sim a interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito. A forma de organizar o trabalho deve possibilitar o envolvimento das crianças em sua construção, a partir da análise de atitudes tomadas pelas mesmas e acréscimos de atividades que terá dimensões diferentes se tomarmos como referencia a idade das mesmas. Tendo consciência de como a criança se porta com relação ao espaço e o tempo e colocando uma ideia linear de comportamentos, ou seja, separando suas fases pode-se trabalhar com atividades diferentes respeitando cada fase como por exemplo o estádio sensório motor que é basicamente uma inteligência prática apoiada em uma estrutura lógico-matemática. Toma-se como exemplo uma atividade: * ATIVIDADE DE PERCEPÇÃO DE DURAÇÃO E DISTÂNCIA:
Faça uma linha no chão (com giz) e coloque as crianças em cima da mesma,