Psicomotricidade
Orientação Espacial e temporal
Introdução
Psicomotricidade é a ciências que estuda o homem através do seu corpo em movimento, está relacionada com o processo de maturação e da origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. Na criança tem como objetivo o desenvolvimento integral no processo de aprendizagem, favorecendo os aspectos físico, mental, afetivo, cultural, visando estar sempre de acordo, com a realidade de cada criança.
Segundo Le Bouche (1969) a ``Psicomotricidade é a ação educativa, através de movimentos espontâneos e atitudes corporais, que cria uma imagem do corpo e contribui para a formação da personalidade´´.
O meio circundante é diferente do seu corpo. Seu mundo espacial constrói-se paralelamente ao seu desenvolvimento psicomotor. A estruturação espaço-temporal é uma habilidade importante para uma adaptação favorável da criança, pois lhe permite não só movimentar-se e reconhecer-se no espaço, mas também desencadear e dar sequência aos seus gestos, localizar as partes do seu corpo e situa-las no espaço, coordenar suas temporalidades e organizar sua vida cotidiana, sendo importantíssima no processo de adaptação do indivíduo ao meio, uma vez que tudo ocupa um determinado lugar no espaço em um determinado momento.
Orientação espacial é a capacidade de se orientar, localizar pessoas ou objetos em um determinado espaço. Quando uma criança aprende noções de tamanhos, movimentos, formas, volumes e situações a partir do seu próprio corpo, multiplicando suas ações, ela atinge a sua capacidade de orientação espacial.
Orientação temporal proporciona a noção em relação ao tempo, tem a importância para a criança começar a distinguir os acontecimentos (antes, durante, após) e duração dos intervalos ou períodos (dias, meses, estações, anos). O tempo é constituído por quatro níveis: duração, ordem, sucessão e ritmo que se relacionam entrem si, formando a estruturação temporal do indivíduo.
A orientação espaço-temporal é muito importante