Trabalho Lucia Maria
Tecnologia em gestão em recursos humanos
LUCIA MARIA DUTRA DE ARAÚJO
“A ANGUSTIA DA VIDA EXECUTIVA”
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO E GESTÃO DE PESSOAS / COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA E METODOLOGIA CIENTÍFICA.
Samambaia-DF
2014
LUCIA MARIA DUTRA DE ARAúJO
“A ANGUSTIA DA VIDA EXECUTIVA”
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO E GESTÃO DE PESSOAS / COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA E METODOLOGIA CIENTÍFICA.
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.
Prof. Ana Céli Pavão
Mônica Maria Silva
Elisete Alice Zampronio de Oliveira
Marilucia Ricieri
Samambaia-DF
2014
1. INTRODUÇÃO
Os tempos mudaram, o mundo não dorme e os trabalhadores percebem que o trabalho vem tomando uma maior tempo de suas vidas pessoais e não estão satisfeito com isso.
Neste texto vamos abordar a pesquisa realizada por Betânia Tabure, Antonio Carvalho Neto e Juliana Oliveira Braga, publicado na revista Época Negócios, o artigo A angústia da vida executiva mostra o que realmente se passa no cotidiano destes profissionais, além do seu ambiente de trabalho, suas frustrações e vida pessoal.
O sofrimento e as doenças que afetam os profissionais com o desgaste provocado por suas carreiras que podem influenciar no clima organizacional da empresa e como os gestores de recursos humanos podem contribuir para que não influenciem a motivação dos funcionários e afetar a cultura organizacional da empresa.
É inevitável associar o quadro de infelicidade ao ritmo global de trabalho, metade dos entrevistados considera improvável desfrutar uma vida saudável nessas circunstâncias, tudo isso explica o surgimento da expressão extreme jobs (trabalhos extremos). O termo refere-se às atividades que exigem dedicação 24 horas por dia dos profissionais mais graduados,