Novo Ensino Fundamental
R: A tabela estabelecida cita que a nomenclatura do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos é Anos iniciais que segue até o quinto ano.
Com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, a Educação Infantil será até 5 anos de idade?
R: Sim, pois com a idade de seis anos a criança ingressa no ensino fundamental para cumprir os anos iniciais, a menos que a criança não complete seis anos no inicio do ano letivo.
Professores contratados inicialmente para trabalhar na Educação Infantil podem ser remanejados para o Ensino Fundamental?
R: Sim, pode ocorrer esta mudança desde que o mesmo esteja qualificado para exercer tais tarefas.
No Ensino Fundamental de nove anos, o primeiro ano se destina à alfabetização?
R: Não necessariamente pois o primeiro ano não leva esta obrigatoriedade, pois as acrianças estarão passando por momentos de adaptação de ensino.
O conteúdo do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos é o mesmo que o trabalhado no último ano da pré-escola de seis anos?
R: Não. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, não tem como objetivo preparar crianças para o Ensino Fundamental; tem objetivos próprios que devem ser alcançados na perspectiva do desenvolvimento infantil respeitando, cuidando e educando crianças no tempo singular da primeira infância. No caso do primeiro ano do Ensino Fundamental a criança de seis anos, assim como as demais de sete a dez anos de idade, precisam de uma proposta curricular que atenda suas características, potencialidades e necessidades específicas dessa infância.
A matriz curricular para o Ensino Fundamental de nove anos continuará a mesma do Ensino Fundamental de oito anos?
R: O Ensino Fundamental ampliado para nove anos de duração é um novo Ensino Fundamental que exige um projeto pedagógico próprio para ser desenvolvido em cada escola, passando por um processo de melhoria