Novas teorias da comunicação classificações de pesquisas
RENATO LEITE MINGOTE - RA: 5115701
NATHASHA OLIVEIRA PUGLIELLI - RA: 5115758
JOSÉ ROBERTO RODRIGUES JUNIOR - RA: 5100708
NOVAS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
CLASSIFICAÇÕES DE PESQUISAS
Uberaba-MG 2012
Classificações das Pesquisas
• Básica
Trata-se do estudo e pesquisa da ciência pura, no intuito de satisfazer a nossa necessidade intelectual pelo conhecimento. Auxilia na compreensão de alguns fenômenos ou comportamentos. Na maioria das vezes é apenas teórico, não procura resolver de maneira pratica as questões encontradas.
Exemplo: Uma empresa de telefonia pretendia lançar um novo celular, mas precisava encontrar a melhor maneira de persuadir seus clientes. Com isso ela providenciou uma pesquisa na internet, perguntando o que eles gostariam de ver nos próximos lançamentos: mais velocidade, mais praticidade, mais tecnologia ou um design mais arrojado.
• Aplicada
Trata-se de um estudo científico e investigativo que procura resolver problemas práticos.
Exemplo: No projeto para uma nova embalagem para certo produto alimentício, uma pesquisa foi feita a fim de encontrar algo que fosse apropriado para tal, visando a sua melhor conservação e imagem. Posteriormente a embalagem foi desenvolvida e distribuída aos consumidores.
• Quantitativa
Trata-se de uma investigação dos fenômenos sociais através de técnicas estatísticas, matemática ou computacional.
Exemplo: Uma emissora de televisão fez uma pesquisa para saber qual a maior audiência entre duas edições de um reality show, o resultado mostrou que a edição de 2011 teve 90 % de audiência e que desse ano que teve apenas 60% de audiência, tendo uma queda enorme de 30%. Causando um grande prejuízo.
• Qualitativa
Trabalha com dados que não têm como ou não podem ser medidos.
Exemplo: Uma empresa brasileira tinha um projeto de se instalar em uma cidade de outro país, para