Metodologia de trabalho academico
Um exemplo de atitude cientifica foi a descoberta da gravidade a partir de uma simples questão: Por que os corpos caem?
O senso comum provém da acumulação de experiências, é aparente/superficial, sem tratamento científico, subjetivo, qualitativo e heterogêneo.
Um exemplo de senso comum é o dito popular de que leite com manga faz mal se ingerido. Apesar de não ser comprovado cientificamente, se tornou uma real verdade para muitos.
A ciência distingue-se do senso comum porque este é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas, em quanto a primeira baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade.
2. A ciência na Idade Moderna foi preparada pelo Renascimento. Galileu, graças as observações com seu telescópio, e o astrônomo alemão Kepler, ao descobrir as célebres leis do movimento dos planetas, a completar aquilo que Copérnico não chegou a fazer: apresentar as provas que davam definitivamente razão a teoria heliocêntrica, condenando a teoria geocêntrica como falsa. Tudo isto aconteceu com uma grande resistência. Galileu foi ameaçado e julgado pela Igreja por tal heresia. Nos séculos XV e XVI passa-se a criticar o saber livresco e a valorizar a observação direta e rigorosa, a experimentação e a técnica.
Na idade moderna, a ciência separa-se da filosofia e desenvolve-se uma visão mecanicista do universo.
A ciência moderna foi dando seus frutos e a nova concepção de mundo, o mecanicismo, ganhando cada vez mais adeptos.
3. Idade Antiga: nesta época a ciência era uma atividade contemplativa. Não tinha como objetivo a manipulação ou transformação da natureza para fins específicos. O conhecimento científico apoiava-se