Metodologia do trabalho acadêmico
Aluno: Fabiano Lobo de Moraes
Instituto Teológico Quadrangular – ITQ/SP/034 – Capinópolis/Santo André
Curso Livre em Teologia (CLT/EAD)
Data: 30.06.12
RESUMO Instrumentalizar o acadêmico para a produção de trabalhos acadêmicos e científicos. Padronizando de forma a mostrar metodologias que lustrem o conteúdo intelectual a ser estudado.
1 CONHECIMENTO Desde os primórdios da humanidade, a preocupação em conhecer e explicar a natureza é uma constante. Ao analisar a palavra francesa para conhecer, tem-se connaissance, que significa nascer (naissance) com (con), logo se concluí que o conhecimento é passado de geração a geração, tornando-se parte da cultura e da história de uma sociedade. Para conhecer, os homens interpretam a realidade e colocam um pouco de si nesta interpretação, assim, o processo de conhecimento prova que ele está sempre em construção, visto que para cada novo fato tem-se uma análise nova, impregnada das experiências anteriores.
Dessa forma, a busca pelo entendimento de si e do mundo ao seu redor, levou o homem a trilhar caminhos variados, que ao longo dos anos constituíram um vasto leque de informações que acabaram por constituir as diretrizes de várias sociedades. Algumas dessas informações eram obtidas através de experiências do cotidiano que levavam o homem a desenvolver habilidades para lidar com as situações do dia a dia. Outras vezes, por não dominar determinados fenômenos, o homem atribuía-lhes causas sobrenaturais ou divinas, desenvolvendo um conhecimento abstrato a respeito daquilo que não podia ser explicado materialmente.
Assim, o conhecimento foi se dividindo da seguinte forma: empírico, teológico, filosófico e científico.
1.1 CONHECIMENTO POPULAR É opiniões das pessoas, o que acham o que pensam suas experiências e vivências. São os conhecimentos que normalmente não podem ser comprovados. São aquisições que em geral não estão ligadas a estudos, pesquisas ou