Economia politica
Nos tempos atuais o Monopólio não existe mais, mesmo assim ainda enfrentamos o mesmo problema, agora com o Oligopólio, onde um grupo de empresas domina o mercado de determinado produto ou serviço. Para enfrentar o Monopólio, forma de mercado onde apenas uma empresa domina a comercialização de determinado produto ou serviço, vários governos criaram leis anti-monopolisticas. Mas e agora? O que fazer para enfrentar essa nova forma de domínio do mercado? Muitos acreditam que o governo não deve interferir na economia, mas esse tipo de organização interfere diretamente em nossas vidas, criam uma concorrência imperfeita e acabam determinando não só o preço dos produtos e serviços, mas também sua qualidade e seu desenvolvimento.
OLIGOPÓLIO
O oligopólio é a forma de mercado que atualmente prevalece nas economias do mundo ocidental. Pode ser definido de duas formas: oligopólio concentrado (pequeno número de empresas no setor) e oligopólio competitivo (pequeno número de empresas domina um setor com muitas empresas).
A característica fundamental do oligopólio é a existência da interdependência entre as empresas. Dado a importância de cada empresa no setor, as decisões de uma quanto a preços, qualidade, propaganda, etc., afetam o comportamento das demais.
Tipos de Oligopólio
O oligopólio pode ser dividido em dois tipos:
• Oligopólio Puro: Neste tipo de oligopólio os produtos são homogêneos (substitutos perfeitos) como, por exemplo: indústria de cimento, alumínio, aço, etc.
• Oligopólio Diferenciado: Neste tipo de oligopólio os produtos são diferenciados como, por exemplo: indústria automobilística, de cigarros, informática, etc.
Formas de Oligopólio
Existem quatro formas básicas de oligopólio:
• Cartel: Associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência. As partes entram em acordo sobre o preço,