Trem de alta velocidade rio - sp
1. Programa de Aceleração do Crescimento 5
1.1 Estrutura do programa e do investimento 6 1.2 Origem do dinheiro 6 1.3 Cenários do PAC 7
2.Balanço do PAC 8
2.2Balanço na área de Ferrovias 9
3.Crise Mundial 10
3.1A Crise na economia Brasileira 10
4.Trem de Alta Velocidade - Rio/São Paulo/Campinas 13
5.Conclusão 15
6.Referências Bibliográficas 16
1. Programa de Aceleração do Crescimento
O Programa de Aceleração do Crescimento, PAC, que em sua maior parte é um plano de investimentos em infra-estrutura, do governo federal tem como objetivo acelerar o crescimento econômico do Brasil, prevê um investimento total de 503,9 bilhões de reais até 2010. O PAC tem como premissas a expansão em investimento em infra – estrutura para estimular o desenvolvimento sustentável, aumentar a produtividade e superar os desequilíbrios regionais e as desigualdades sociais.
Os Projetos de investimentos estão divididos em três eixos:
• Infra - estrutura Logística
• Infra - estrutura Energética
• Infra - estrutura Social e Urbana
[pic]
Nestes eixos os critérios para seleção dos projetos são: concluir os projetos em andamento, projetos com forte potencial para gerar retorno econômico e social, sinergia entre os projetos e a recuperação de infra-estrutura existente.
“A minha intenção é estimular todos os setores do país a participarem deste esforço de aceleração do crescimento, pois uma tarefa dessas não pode ser uma atitude isolada de um governo – mas de toda a sociedade. Um governo pode tomar a iniciativa, pode criar os meios, mas para que qualquer projeto amplo tenha sucesso é preciso o engajamento de todos.”
Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República.
1.1 Estrutura do programa e do investimento
O PAC se compõe de cinco blocos. O principal bloco engloba as medidas de infra-estrutura em todas as regiões do país. Os demais blocos incluem: medidas para estimular crédito e financiamento,