Trabalho de Antropologia
Antropologia é a ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. É um termo de origem grega, formado por “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento).
A reflexão sobre a sociedades, o homem e o seu comportamento social é conhecida desde a Antiguidade Clássica através do pensamento de grandes filósofos, destacando-se o grego Heródoto que é considerado o pai da História e da Antropologia.
No entanto, foi somente com o Movimento Iluminista no século XVIII que a Antropologia se desenvolveu como ciência social, através do aprimoramento de métodos e classificações para a raça humana. Neste período, o relato de viajantes, missionários e comerciantes sobre os hábitos dos nativos das novas terras descobertas e os debates sobre a condição humana, foram muito importante para o desenvolvimento dos estudos antropológicos.
Estudar o ser humano e a diversidade cultural envolve a interação de diversas disciplinas que procuram refletir sobre as dimensões biológicas, sociais e culturais.
Antropologia Cultural
A antropologia cultural é uma das quatro áreas da antropologia geral, junto com a antropologia física (também conhecida como antropologia biológica), a arqueologia e a linguística. Tem por objetivo o estudo do homem e das sociedades humanas na sua vertente cultural. A representação, pela palavra ou pela imagem, é uma das suas questões centrais. Assim, o estudo da natureza do signo na comunicação humana, tornou-se preocupação maior. O signo em linguagem humana e, em representação iconográfica, o ícone são pontos de partida para o desenvolvimento das disciplinas da antropologia oral ou da antropologia visual.
A criação desta disciplina reflete em parte uma reação contra a noção antiga de oposição entre “cultura” e “natureza”, segundo a qual alguns humanos vivem num “estado natural”. Antropólogos argumentam que a cultura é “natureza humana” e que todas as pessoas tem a capacidade de classificar experiências, codificar